E agora o MCU começou oficialmente na televisão com WandaVision, a série já conta com os 2 primeiros episódios e já ganhou suas primeiras resenhas, e assim foi divulgado também o índice de aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes. Até agora foram publicados 85 textos e o show tem 94% de aprovação. O número impressiona e parece sugerir que a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel tem tudo para ser mais uma era de sucesso para a franquia.
Primeiras Impressões:
A série, que chegou ao Disney+ às 5h desta sexta (15) com dois episódios de uma vez, é baseada em histórias conhecidas dos quadrinhos da Marvel como Visão, Dinastia M e Vingadores: Visão e A Feiticeira Escarlate, e em sitcoms famosas nos EUA, além de várias outras referências da cultura pop.
A série começa sem qualquer contextualização completamente dedicada no formato de comédia familiar ou comédia de estúdio como é conhecido esse formato lá fora, incorporando a imagem em preto e branco e simulando uma gravação em frente a uma plateia ao vivo.
A história da série parece seguir seu próprio rumo e abraça o que era visto nas sitcoms em que se inspira. Deixando aquele clichê de combates para salvar a humanidade, pelo menos por enquanto. O casal se esforçam para parecer o mais humanos possíveis, como o visão tenta fazer diversas vezes mesmo se atrapalhando. E então é notável que algo nessa nova vida está errado, diferente e que não encaixa ali. Deixando o espectador com a sensação de questionamento constante. Como aquele helicóptero ou o rapaz saindo do bueiro.
Wandavision parece ter um estilo próprio e foge da normalidade de outras produções da Marvel, e isso é perceptível na liberdade criativa que os atores tiveram para fazer as cenas!
Episódio 1:
Inspirações:
Os primeiros materiais da série já mostravam uma semelhança e inspiração no The Dick Van Dyke Show. Que agora foi confirmada, e não apenas na estética, mas tamém o formato do show. Assim como a série que serviu de inspiração o primeiro episódio foi gravado em preto e branco e diante de uma plateia real, sim, as risadas não são pós editadas.
The Dick Van Dyke Show foi lançado nos anos 60 e falava sobre a vida doméstica e o trabalho de seu protagonista, Rob Petrie. E também mostrava a convivência com a mulher e o filho, assim como a amizade do casal com seus sempre presentes vizinhos. Algo de errado não está certo, correto?
Episódio 2:
Inspirações:
E a abertura do segundo episódio da série, você teve a sensação que já viu em algum lugar? Você não está errado, confira:
Uma das inspirações para esse capítulo é A Feiticeira, que começava exatamente assim na abertura. A série acompanhava uma feiticeira casada com um homem normal, e que tenta de todas as maneiras levar uma vida comum de dona de casa. E os modos de se vestir e até os jeitos dos personagens foram incorporados perfeitamente pelos atores. Não tem referências mais claras que essa em WandaVision.
Fatos dos episódios:
Wandavision é um seriado bem diferenciado não somente no estilo, mas nos subtextos também. Porque a medida que o episódio vai passando o que está representado na tela não é necessariamente importante. São notáveis algumas pequenas referências do que irá acontecer no futuro, como aqueles objetos estranhos aparecendo e as pessoas sem saber o que está acontecendo ou quem elas são, como se fosse “um erro na Matrix”. E são esses momentos que fazem valer a pena, dessa forma Wandavision vai aos poucos preparando o espectador para o que está por vir.
O ponto chave da Disney e agora de Wandavision é o total mistério do que está acontecendo, como podemos ver em vários momentos. Assim são levantadas mais dúvidas do que respostas enquanto o espectador fica querendo saber logo o que acontece. Toda essa comoção irá ser recompensada à medida que os episódios vão passando:
Você percebeu o relógio da Hydra?
Ou a torradeira das indústrias Stark?
O que será que a série está tentando nos dizer com isso? Por enquanto ainda é tudo muito enigmático e quase sem sentido.
Mas analisando o passado da Wanda, o relógio da Hydra pode significar a empresa que prendeu ela e fez testes com ela no passado próximo. Enquanto a torradeira tem 2 lados e pode significar ela e o visão, ou então os pais dela. Como se fossem mensagens subliminares guardadas no inconsciente da Feiticeira Escarlate e que brotam nessa nova realidade.
Durante todo o primeiro episódio existiu essa sensação de mudança e pertencimento com eles tentando se ajustar na vida nova, no sonho americano que tanto falam. Essas mensagens da torradeira e do relógio podem ser exatamente isso. Cada coisa referencia outra de forma discreta e quase imperceptível. Tanto é que no segundo episódio tem todo aquele falatório sobre crianças e como cuidar de crianças, eles juntos na cama de casal. E magicamente no final do segundo episódio a Wanda aparece grávida.
O que será que realmente está acontecendo? Tem alguém colocando essas mensagens na cabeça dela, como podemos ver um caderno e uma TV no final do primeiro episódio. Ou é tudo do subconsciente da Wanda?
Em breve saberemos a resposta!!