O episódio 7 de The Last of Us conta uma história importante, além de vários detalhes ocultos para os espectadores. Focando na história de Ellie e Riley, esse capítulo contém muitas referências ao DLC do jogo original com a mesma história.
1 – Elemento da Jogabilidade com a lanterna
Uma característica comum de ambos os jogos The Last of Us é que o jogador tem que bater o controle contra a mão para reacender a lanterna. No episódio 7 de The Last of Us, a lanterna de Ellie para de funcionar no shopping. Então ela bate a lanterna contra a mão para fazê-la funcionar – sutil e legal.
2 – “Dawn Of The Wolf” Poster
No shopping existe um poster do filme chamado “Dawn of the Wolf Part II”. O pôster é idêntico a um no quarto de Sarah que pode ser encontrado no jogo original.
3 – Mortal Kombat e episódio 2
Em referência ao segundo episódio da série sobre Mortal Kombat II, quando Ellie fala ao Joel o que a personagem faz – além de vários outros jogos de época aparecendo, como Tetris!
E em outra vez o pôster do Mortal Kombat apareceu no quarto dela no jogo e também na série!
4 – Take on Me
“Take On Me” da banda a-Ha tocando é uma referência ao que virá no futuro em The Last of Us Part II, servindo como uma conexão entre Ellie, Joel e seus interesses amorosos, como quando ela toca a música para a Dina.
5 – Desenhos no quarto da Ellie
O quarto de Ellie contém desenhos de dinossauros que relembram um momento emocionante entre ela e Joel!
6 – Livro de Piadas e HQ
Podemos ver o livro de trocadilhos em sua mesa, que é o livro anterior ao que Riley dá a Ellie, que foi apresentado nos episódios 4 e 5 de The Last of Us.
O outro é o quadrinho que Ellie está lendo – Savage Starlight – que Ellie e Sam mostraram um vínculo também no episódio 5 da série, chamado de “Endure and Survive”(Resista e sobreviva) após o lema do personagem cômico.
7 – Frase Final
A referência final ao jogo é a última frase da Riley. Depois que as duas são infectados, ela diz que têm duas opções e em seguida diz:
“ser todos poéticos e simplesmente perder a cabeça juntos”.