A empresa Via Daimler, desenvolvedora e fornecedora líder mundial de tecnologia de passeios compartilhados sob demanda, explicou que o carro autônomo mostrado pela Mercede-Benz, o Vision AVTR, durante a IAA Mobility 2021 em Munique, pode ter algumas funções executadas pelo usuário apenas com o pensamento, e que para isso, foi necessário utilizar o BCI (Brain Computer Interface) com eletrodos colocados na nuca do usuário.
Este tipo de veículo foi apresentado pela primeira vez na CES 2020, com alterações e avanços para chegar ao Visio AVTR, que por enquanto é um carro conceito.
O dispositivo BCI após fazer algumas calibragens, passa a medir a atividade cerebral do usuário, então se o usuário olhar para um local no painel e se manter concentrado nele, o dispositivo reconhece e executa a função desejada.
O nome Vision AVTR (Advanced Vehicle Transformation), faz referência ao filme Avatar, onde para andar por Pandora, o ator principal realizava conexão neural.
De 7 à 12 de setembro a nova tecnologia pode ser testada por quem visitar a cabine da Mercedes-Benz no IAA Mobility 2021.