Quem melhor para definir o que é um bom filme de terror do que o próprio mestre do gênero? Stephen King, o autor por trás de clássicos como “O Iluminado” e “It: A Coisa“, recentemente revelou qual, em sua opinião, é o filme de terror mais assustador de todos os tempos.
Em um artigo para a revista Variety, King mergulhou em uma profunda reflexão sobre o terror no cinema. Ele confessou ter pensado muito sobre a questão, talvez até mais do que sobre o próprio gênero.
Em sua juventude, King indicou “A Casa Amaldiçoada” como o filme que mais o aterrorizou. Já como adulto, a experiência de assistir “A Bruxa de Blair” foi marcante, com a destruição crescente e os últimos 35 segundos sendo descritos como “horríveis”.
O que torna esses filmes tão especiais para o autor, é a capacidade de ambos em criar uma atmosfera de crescente tensão e suspense, culminando em momentos de puro terror. Além disso, a sensação de imersão e a forma como esses filmes exploram os medos mais profundos do público são elementos que o fascinam.
Veja abaixo o trailer e a sinopse dos dois filmes que mais impactaram Stephen King:
A CASA AMALDIÇOADA
SINOPSE
Eleanor Lance, uma mulher bastante solitária que tem insônia, resolve atender ao chamado de ir até Hill House para se encontrar com o Dr. David Marrow, que vai fazer lá uma experiência com ela. Lá estão também Theo, uma bela mulher bissexual que aparenta ser bastante independente, e Luke, que sente-se atraído por Theo e o primeiro a perceber que o estudo não tem nada ligado a problemas de insônia. O grupo é avisado que ninguém chega perto da mansão quando escurece, assim ninguém poderá ouvir seus gritos. Gradativamente eles descobrem o terrível segredo, que envolve a Hill House.
A BRUXA DE BLAIR
SINOPSE
Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.