A Sony Pictures Entertainment anunciou na última quarta-feira (12), a aquisição da rede de cinemas Alamo Drafthouse Cinema por um valor não revelado. É a primeira vez em 75 anos que um grande estúdio de Hollywood compra uma rede de cinemas completa nos Estados Unidos.
A compra da rede de cinemas texana conhecida por oferecer uma experiência premium, com serviço de comida e bebida durante as sessões, salas VIP e uma programação diferenciada, que inclui filmes independentes e clássicos, é vista como uma estratégia para combater a queda nas bilheterias e o crescimento dos serviços de streaming.
Com essa aquisição, a Sony espera atrair mais público para os cinemas e reforçar seu controle sobre a distribuição de seus filmes. A empresa agora terá mais poder para decidir quando e onde seus lançamentos serão exibidos, o que pode levar a mudanças na janela tradicional de exclusividade das salas de cinema.
No entanto, a compra também levanta preocupações sobre a possível influência dos estúdios na programação dos cinemas e na diversidade de filmes disponíveis para o público. Alguns críticos temem que a Sony possa priorizar seus próprios filmes em detrimento de produções independentes ou de outros estúdios.
Ainda é cedo para saber quais serão os impactos a longo prazo dessa aquisição. Somente o tempo dirá se a compra da Alamo Drafthouse Cinema pela Sony será um sucesso, mas com certeza, essa é uma mudança significativa no cenário da exibição cinematográfica que terá implicações para o público, para os estúdios e para os cinemas em geral.