Pesquisadores do California Institute of Technology (Caltech), desenvolveram um robô que anda e voa, facilitando sua locomoção. Confira.
O robô de nome Leonardo (Legs Onboard drone), chamado carinhosamente de Leo pelos seus criadores, anda de skate, e caminha até em uma slackline.
Ele é bastante esquisito, parte humanoide, parte drone. Este formato esquisito permite um maior equilíbrio em superfícies diversas e até em locais com muito vento, e imaginem, numa dificuldade maior ele voa. Leo também é capaz de levar equipamentos em lugares como a Lua ou em qualquer outro planeta.
Em um artigo da Science Robotics, Soon-Jo Chung, SM em Aeronáutica e Astronáutica, Sc. D. Graduado em Estimativa e Controle com especialização em Ótica, diploma de BS em Engenharia Aeroespacial da KAIST, e Bren Acadêmico nos Laboratórios Espaciais do California Institute of Technology e Professor Bren de Aeroespacial e Controle de Sistemas Dinâmicos, disse:
“Nós nos inspiramos na natureza. Pense em como os pássaros são capazes de bater asas e pular para navegar nas linhas telefônicas”.
“Um comportamento complexo, porém intrigante, acontece quando os pássaros se movem entre o andar e o voo. Queríamos entender e aprender com isso.”
“Há uma semelhança entre como um ser humano vestindo um traje a jato controla suas pernas e pés ao pousar ou decolar e como o LEO usa o controle sincronizado de propulsores baseados em hélice e articulações de pernas distribuídas”.
“Queríamos estudar a interface de andar e voar do ponto de vista da dinâmica e do controle”.
Leo ainda está sendo modificado com ajustes para torna-lo mais versátil e com menos peso, e quem sabe mais simpático.