Saiba tudo sobre a Agatha Harkness, desde a origem até as motivações mais sombrias

O sétimo episódio de WandaVision revelou sua principal vilã. Agnes, a vizinha de Wanda, se revelou como Agatha Harkness, uma poderosa feiticeira que está influenciando a mente e a nova realidade inteira de Wanda. A personagem possui um grande histórico de aprontar nas HQ’s, mas ela não é vilã total por lá não.

Quem é ela?

Agatha Harkness é uma bruxa muito, muito velha. Sua verdadeira idade é um mistério, ela já estava viva na época que a cidade de Atlantis foi afundada, a partir daí já temos uma noção da idade. Ao longo dos anos, ela viveu sua vida sempre se escondendo da sociedade, se adaptando às novas situações e utilizando da magia para isso.

Ela é uma das feiticeiras mais poderosas e talentosas do Universo Marvel, se não a mais poderosa. Ainda que nem sempre a vejamos em lutas e combates. Ela é conhecida como uma das grandes mentoras da Feiticeira Escarlate, tendo ajudado a heroína a entender e domar seus próprios poderes.

Então ela é a vilã de WandaVision, será mesmo?

Julgamento das Bruxas

No Século XVII, Agatha Harkness, em uma das várias viagens, acabou encontrando um lugar para morar. Esse vilarejo se chamava de Salém em Massachusetts, onde acabou formando seu próprio convento de bruxas, trazendo jovens mulheres que queriam aprender os rumos da magia. Isso não teria como dar certo, certo?

E claro que gerou uma certa atenção, que fez com que ela e seu convento fossem perseguidos pelos religiosos da época. Então, esperta como sempre, ela viu isso como uma oportunidade de “fortalecer” a comunidade mágica, entregando vários bruxos mais fracos para as autoridades religiosas.

Ela entregou os mais fracos? Ela é muito ruim mesmo!

Ela só fez isso para infiltrar sua organização em todos os aspectos possíveis, e mandou os mais fracos para ninguém suspeitar o que estava acontecendo de verdade!

A Melhor Babá

Vários anos depois, Agatha estava envolvida em vários grupos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi quando ela se tornou uma tutora para crianças especiais, ocupação em que ficou até ser chamada para cuidar de Franklin Richards, o filho de Reed Richards e Sue Storm.

Isso mesmo, o Senhor e a Senhora Fantásticos.

Nesse período, ela presenciou várias aventuras do Quarteto Fantástico e teve até a chance de mostrar um pouco dos seus poderes, embora não usasse sempre.

Professora e aluna

Com o crescimento de Franklin, Agatha Harkness partiu para cuidar de duas outras crianças especiais: William e Thomas Maximoff, os filhos da Feiticeira Escarlate e do Visão. Nesse período, ela fez uma grande amizade com Wanda e passou a ajudá-la com Magia.

Foi graças à ajuda de Agatha que Wanda Maximoff aprendeu a controlar melhor a magia do caos, além de conseguir ligá-la aos seus próprios poderes mutantes de manipulação das probabilidades. Mas essa amizade não teve um final muito bom.

Segredo Mortal

A Bruxa foi uma das primeiras a descobrir que William e Thomas Maximoff eram construtos mágicos, ou seja, criados com fragmentos da alma de Mephisto. Quando as duas crianças deixaram de existir, ela teve que apagar a mente da Feiticeira Escarlate para que a heroína não enlouquecesse.

Durante anos, Wanda viveu sem lembrar de seu passado e de seus filhos. Quando ela descobriu isso, em Vingadores: A Queda, foi de se esperar e ela realmentou surtou e matou vários de seus colegas de equipe. O mesmo destino foi reservado a Agatha Harkness, que foi assassinada a sangue frio por Wanda.

Revivendo

Agatha Harkness passou anos dada como morta. Porém, em Feiticeira Escarlate Vol. 2, a personagem voltou como uma fantasma, auxiliando a Feiticeira Escarlate em sua viagem pela estrada das bruxas. As duas já haviam se redimido pelos erros do passado e retomado a grande amizade.

Ela retorna à vida quando a mãe de Wanda, Natalya Maximoff, se sacrifica para ressuscitar a Deusa da Magia. Agora fisicamente de volta, ela continua a ajudar a Feiticeira Escarlate, e ao mesmo tempo vai para às Filhas da Liberdade, um grupo feminino de heroínas e vigilantes.

Filho dela

Agatha Harkness teve um filho, enquanto ainda morava na comunidade de Salém, centenas de anos atrás. Seu nome era Nicholas Scratch, e seu pai nunca foi revelado nas HQs. Nicholas era um feiticeiro muito poderoso.

Será que o filho dela está usando o corpo do Mercúrio da Fox na série?

Poderes e Habilidades

Como já falamos várias vezes, ela é uma das bruxas mais poderosas de todo o Universo Marvel das HQs, e provavelmente se tornará do MCU agora. Ela é tão poderosa quanto o Doutor Estranho e outros bruxos famosos, mas possui conhecimento de feitiços há muito esquecidos pelo próprio tempo.

Então já viu né?

Além disso, ela consegue extrair magia das fontes mais profundas do universo.

Pode ser aquele livro que apareceu no último episódio? Dormammu? Dimensão Negra?

Em breve saberemos!

A Vizinha “Agnes”

Em WandaVision, descobrimos que a vizinha aparentemente desocupada da Wanda é, na verdade, Agatha Harkness disfarçada. Não apenas isso, ela está manipulando Wanda Maximoff e sua realidade perfeita, como parte de algum plano sinistro que será resolvido nos próximos episódios.

Ainda não sabemos se ela está agindo por conta própria ou se é dominada por alguma entidade, como Chthon, Pesadelo ou Mephisto.

E vocês, o que estão achando dessas possibilidades para os próximos episódios?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on reddit

Veja também

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Youtube

Últimas Críticas | Séries

Últimas Críticas | Livros