Crítica | Licorice Pizza (2022)

Licorice Pizza: nome de lojas de discos de vinil nos anos 70 inspirado a partir da expressão:

“Well we could sprinkle cornstarch on the bottom and sell them as Licorice Pizzas” que significa : Bem, poderíamos polvilhar amido de milho no fundo e vendê-los (discos de vinil) como Pizzas de Alcaçuz.

Foi supostamente uma fala de uma cena antiga de uma dupla de comediantes (Abott & Costello) dos Estados Unidos.

O filme já encanta nos momentos iniciais já demonstrando um roteiro genial e trilha sonora que deixa o espectador viajar no tempo. Aspectos como linguagem corporal e as interpretações andam juntos, o guarda roupas do filme sempre genial e sem falar que os momentos de silêncio ressoam tanto quanto os momentos falados. Somos levados ao mundo dos anos 70, arrebatados pela cultura da época de jovens empreendedores e sonhadores que faziam de tudo para algo dar certo até que não sobrasse alternativa. Época que foi um verdadeiro parque de sonhos e esse filme faz uma incrível homenagem àquela geração.


No filme conhecemos Alana e Gary logo nos momentos iniciais, e aos poucos Gary vai tirando Alana de sua vida e a levando ao seu mundo particular de sonhos e expectativas tão altas quanto o monte Everest. Alana tem uma  personalidade muito pé no chão e Gary é totalmente o oposto. Podemos fazer uma analogia de uma pessoa segurando uma pipa em determinados momentos onde a pipa é, claramente, Gary. Ele é mais novo que Alana, mas se mostra mais corajoso que a maioria de sua idade enquanto a moça, mesmo sendo mais velha, tenta se agarrar a oportunidades que embora não a levem muito longe ela tenha certeza de que vai dar certo. Esse filme mostra que realmente os opostos se atraem enquanto um acompanha o outro em seus altos voos numa odisseia fantástica de encontros inesperados, desesperados e complicados.

Uma das pautas do filme é a diversidade na política. Esse personagem, que realmente existiu, é Joel Wachs. O filme traz uma visão breve de como essas pessoas tinham que viver na “escuridão” e para nossa geração trás um momento de reflexão de que muita coisa mudou de lá pra cá e ainda existem muitas coisas que podemos mudar no mundo. Para quem estava vivo naquele momento e está vivo hoje em dia consegue perceber o quanto mundo mudou devido a lutas de pessoas que nunca desistiram, praticamente um lembrete de que devemos continuar lutando para que o mundo continue a se transformar em um lugar melhor para todos. Importante falar sobre isso no filme, pois o filme fala sobre sonhos e realizações e como podemos, de fato, realizá-los.


Licorice Pizza é um filme surpreendente e já foi indicado em três categorias no Oscar 2022 (Melhor
filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original). 

Nota Final: 10.0

Esse filme foi assistido à convite da Universal Pictures.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on reddit

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Youtube

Últimas Críticas | Séries

Últimas Críticas | Livros