Robótica | Cientista descobre como fazer robôs com músculo artificial que fica mais forte sem precisar de treino, entenda

Diogo Souza

9 de maio de 2021

Pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão conseguiram criar músculos artificiais feitos com proteínas motoras. E eles funcionam exatamente como os músculos naturais, e são capazes de realizar movimentos complexos, que envolvem força, relaxamento e contração. Confira o que o professor Yuichi Hiratsuka comentou:

“Até agora, embora os pesquisadores tenham encontrado maneiras de aumentar a ação coletiva das redes motoras para mostrar a contração macroscópica, ainda é difícil integrar essas redes de forma eficiente em máquinas reais e gerar forças grandes o suficiente para acionar componentes em macroescala.”

Como funciona isso?

“Dentro das células dos seres vivos, existe uma variedade de compostos complexos conhecidos como “motores moleculares”, que são máquinas biológicas responsáveis por vários tipos de movimentos, desde o rearranjo microscópico e o transporte de proteínas até a contração dos tecidos musculares. Nos testes feitos em laboratório, a equipe do professor Hiratsuka conseguiu um resultado semelhante ao encontrado nos músculos naturais. Eles criaram um tipo de atuador acionado por dois motores biomoleculares geneticamente modificados.”

“Após a formação em torno da zona iluminada, o músculo artificial imediatamente se contrai e a força coletiva das proteínas motoras individuais é amplificada de uma escala molecular para uma escala milimétrica”

Eles ainda afirmara que essa tinta feita à base de biomoléculas permitirá a impressão de componentes ósseos e musculares artificiais mais complexos, e outra vantagem dos músculos sintéticos é que eles não precisam se exercitar para ficarem mais fortes. Bastam estímulos elétricos e luminosos para que eles funcionem como se estivessem sendo flexionados por muito tempo.

Será que o Skynet tá vindo por aí gente?

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...