Haviam dúvidas quanto ao suporte que a Sony continuaria dando ao console Playstation 4 (PS4), que teve uma venda de 116 milhões de unidades em oito anos. Michael Patcher, analista da Indústria de games, informou que a empresa manterá o ciclo de 10 anos no console, lançando jogos até 2023.
“Eles não podem realmente ignorar o PS4 até que tenham PS5s suficientes para cobrir unidades suficientes ao ponto de pensarem que podem ganhar dinheiro com um jogo”, declarou o especialista. “Você quer vender cerca de 3 milhões de unidades apenas para atingir o ponto de equilíbrio, e se você não tiver mais de 7 ou 8 milhões de PS5s ou 10 milhões de PS5s por aí, você simplesmente não pode fazer isso. Sempre haverá exclusividades no início do ciclo de um console, porque eles querem que as pessoas comprem o hardware. Então é a ‘galinha e o ovo’, você sabe, você tem que vender alguns ovos com desconto para fazer as pessoas comprarem a galinha.”
Michael Patcher, comentou também, que devido a falta mundial de chips semicondutores causado pela pandemia da COVID-19, e a falta de unidades do hardware, impediu a Sony de ter uma venda maior de consoles da nova geração. Por todos estes fatores, o impressionante número de 10 milhões do PS5, não foi capaz de ultrapassar o PS4, que está bem instalado no mercado com vendas em torno de 116 milhões.
“Isso é realmente o que acontece com os exclusivos. Mas, em jogos maiores, se eles querem vender 20 milhões de unidades, eles têm que fazer isso em consoles novos e antigos. Sinceramente, vejo que eles apoiarão o PS4 até 2023. Dez anos. Então, acho que você provavelmente começará a ver mais exclusividades (no PS5) em 2022 e, provavelmente, todas em 2023″.
Foram anunciados jogos exclusivos para o PS5, mas tornaram-se cross-gen de console da geração passada como God of War, Gran Turismo 7, Sackboy – A Big Adventure. Isto mostra uma garantia de suporte ao PS4.