A série da Netflix, sobre o super-herói cego da Marvel, conta a história de Matt Murdock. Que depois de perder a visão em um acidente de trânsito quando tinha apenas 9 anos, acaba desenvolvendo seus outros sentidos por conta do líquido radioativo que cai em seus olhos.
- Ele detecta pessoas próximas apenas pela respiração ou batimento cardíaco
- Sabe se elas estão dizendo a verdade ou não.
Em um episódio, a enfermeira Claire Temple pergunta para Murdock como ele enxerga tanto. No mesmo momento, passamos a ver sob a perspectiva do protagonista: como se fossem contornos avermelhados. Como ele mesmo explica: “um mundo em chamas”.
Os poderes do Demolidor são ficção, mas algumas dessas habilidades são bem reais para o cérebro humano. Como a capacidade de formar uma imagem mental sintética do próprio ambiente.
“É bastante comum entre os cegos”, diz Ricciardi Emiliano, um psicólogo da Universidade de Pisa.
A história do adolescente Ben Underwood é um exemplo disso. Ele perdeu a visão aos três anos por conta de um câncer na retina, mesmo assim, ele jogou basquete e praticou karatê. Como se isso não fosse suficiente, ele ainda aprendeu a se orientar com sons fazendo ruídos com a boca e ouvindo os seus ecos assim como fazem os morcegos. E o garoto não se considerava cego. Infelizmente ele morreu aos 16 anos por conta do câncer. Confira a história dele está toda em seu site, em inglês.
Confira esse exemplo de um rapaz cego que se localiza assim como o garoto Ben:
Então, os poderes do Demolidor dependem do cérebro de cada um e de como ele pode se desenvolver a partir disso.