Em um Natal atípico, marcado pela estreia de grandes blockbusters, “Operação Natal” surpreendeu a todos ao liderar as bilheterias norte-americanas em seu primeiro final de semana. No entanto, por trás deste aparente sucesso, esconde-se uma história de altos e baixos.
Com um orçamento estimado em US$ 250 milhões, mais US$ 100 milhões com marketing, “Operação Natal” é um dos filmes mais caros já produzidos. A expectativa era alta, afinal, o filme contava com um elenco de estrelas e uma premissa promissora, que mesclava ação e comédia em um clima natalino.
No entanto, apesar de ter conquistado o primeiro lugar nas bilheterias, a arrecadação inicial ficou abaixo do esperado, gerando um grande questionamento sobre a viabilidade financeira do projeto.
Nos Estados Unidos, o filme arrecadou US$ 34,1 milhões neste fim de semana. Fora do mercado americano, a arrecadação chegou a mais US$ 14,7 milhões em 75 países. Até o momento a arrecadação total chegou a US$ 84,1 milhões.
E para complicar, o filme não teve uma boa aceitação pelos críticos no Rotten Tomatoes, chegando a uma pontuação apenas de 33%.