Para ilustrar os perigos das deepfakes, um time do Centro de Virtualidade Avançada do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) criou um deepfake do Presidente Nixon realizando o discurso presidencial escrito para o cenário no qual a equipe da Apollo 11 estivesse impossibilitada de retornar da lua. O vídeo é chamado In Event of Moon Disaster (Em Caso de Desastre na Lua) e apresenta ambos vídeo e áudio deepfake. De acordo com o MIT News:
“O time trabalhou com um ator de voz e uma companhia chamada Respeecher para produzir o discurso sintético usando técnicas de deep Learning. Eles também trabalharam com a companhia Canny AI para implantar técnicas de reposição de diálogo em vídeo para estudar e replicar os movimentos da boca e dos lábios de Nixon. Através dessas tecnologias sofisticadas de inteligência artificial e machine learning (aprendizagem de máquina), o filme de sete minutos de duração mostra como deepfakes podem ser completamente convincentes.”
Você pode assistir ao vídeo completo de In Event of Moon Disaster aqui. A parte de Nixon começa aproximadamente aos 3:45.
Scientific America tem um documentário de 30 minutos no qual mostra como o deepfake de Nixon foi feito o qual você pode assistir aqui.
Fonte: https://geekologie.com/