A morte da atriz Aracy Balabanian, 83 anos, nesta segunda-feira (07/08), foi confirmada pela assistente pessoal da atriz e pela clínica São Vicente, em que ela estava internada. Aracy vinha lutando contra um câncer de pulmão desde o ano passado.
A atriz era filha de imigrantes da Armênia, tinha mais de 50 anos de carreira e entre seus diversos sucessos estão: no teatro com a comédia Os Ossos do Barão (1963) e o musical Hair (1969); na televisão com as novelas O Casarão (1976), Coração alado (1980), Rainha da sucata (1990) – com a icônica personagem Dona Armênia; também na televisão, o histórico seriado Sai de Baixo (1996 a 2002) com a memorável personagem Cassandra. Seu último trabalho foi no especial de fim de ano, Juntos a Magia Acontece, em 2019, interpretando Dona Rosa.
Seu grande amigo e companheiro de trabalho em Sai de Baixo, Miguel Falabella, fez um texto de despedida em seu Instagram:
E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!
A Rede Globo irá reprisar hoje, na Sessão da Tarde, Sai de Baixo – O filme, em homenagem a esta grande atriz brasileira.
Outras homenagens ocorrerão durante o Criança Esperança e o Conversa com Bial, que exibirá uma entrevista realizada com a atriz.