Machado de Assis criado por Inteligência Artificial?

José Carlos

12 de março de 2024

Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), nascido no Rio de Janeiro em dia 21 de junho de 1839 e falecido no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908, considerado o maior nome da literatura brasileira, criador de obras como “A Mão e a Luva” (1874) e “Dom Casmurro” (1899), teve um avatar criado com Inteligência Artificial pela empresa Euvatar Storyliving, que responde a perguntas.

O avatar de Machado de Assis está em um totem na Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição criada por ele, e atenderá nas quarta-feiras ao público em visita guiada.

Profissionais da ABL através de estudos e pesquisas das obras do escritor, montaram um repertório com mais de um milhão de palavras.

O jornal O Globo perguntou ao avatar de Machado de Assis sobre uma dúvida de todos a respeito da traição ou não de Capitu, personagem do livro “Dom Casmurro”:

“Afinal, Capitu traiu ou não traiu?”.

Ele respondeu:

“Eu, como autor, deixei a dúvida no ar por meio do narrador Bentinho, que suspeita da traição de Capitu. A veracidade desse evento é deixada à interpretação do leitor, tornando-se parte da genialidade da obra o fato de que a resposta permanece subjetiva. Portanto, a questão de se Capitu traiu ou não Bentinho permanece um mistério aberto a diferentes pontos de vista e análises”.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...