Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), nascido no Rio de Janeiro em dia 21 de junho de 1839 e falecido no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908, considerado o maior nome da literatura brasileira, criador de obras como “A Mão e a Luva” (1874) e “Dom Casmurro” (1899), teve um avatar criado com Inteligência Artificial pela empresa Euvatar Storyliving, que responde a perguntas.
O avatar de Machado de Assis está em um totem na Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição criada por ele, e atenderá nas quarta-feiras ao público em visita guiada.
Profissionais da ABL através de estudos e pesquisas das obras do escritor, montaram um repertório com mais de um milhão de palavras.
O jornal O Globo perguntou ao avatar de Machado de Assis sobre uma dúvida de todos a respeito da traição ou não de Capitu, personagem do livro “Dom Casmurro”:
“Afinal, Capitu traiu ou não traiu?”.
Ele respondeu:
“Eu, como autor, deixei a dúvida no ar por meio do narrador Bentinho, que suspeita da traição de Capitu. A veracidade desse evento é deixada à interpretação do leitor, tornando-se parte da genialidade da obra o fato de que a resposta permanece subjetiva. Portanto, a questão de se Capitu traiu ou não Bentinho permanece um mistério aberto a diferentes pontos de vista e análises”.