Após roubar o Tesseract durante às viagens no tempo dos Vingadores em ‘Ultimato’, a versão 2012 do “Deus da Trapaça” foi capturado pela Autoridade de Variância de Tempo (TVA – Time Variance Authority), uma agência encarregada de manter o multiverso em ordem.
A produção a cada episódio ficará mais e mais complexa, então já vai se preparando com as referências e easter eggs do primeiro episódio, antes que as coisas se enrolem demais!
1 – Vingadores: Ultimato
O primeiro episódio da nova série recapitula de forma conveniente, incluindo Loki roubando o Tesseract. Porém, as Joias do Infinito são tão inúteis para a TVA que o grupo as usa, literalmente, como peso de papel.
2 –Homenagem a Tony Stark e o “propósito glorioso”
Ao utilizar o Tesseract, Loki é enviado para a Mongólia, onde ele cai no deserto – algo que lembra a grande fuga de Tony Stark em ‘Homem de Ferro’ (2008). Ao conversar com um povoado no local, o personagem inicia um monólogo exagerado sobre como é “carregado com um propósito glorioso”, porque sabemos que ele não viu o que acontece depois de ‘Vingadores’ (2012).
3 – TVA
A TVA foi apresentada em 1986, nos quadrinhos da Marvel, mas parecem um pouco diferentes na série.
4 – Ravona Renslayer e a ligação com Kang, o Conquistador
Ravona Renslayer parece ser um membro de alto escalão da TVA – e a única pessoa que possui algum contato com os Guardiões. Nos quadrinhos, ela é uma personagem secundária, mas que tem conexão com um vilão viajante no tempo: Kang, o Conquistador.
Personagem que será apresentado ao MCU em 2023, no filme ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, e será interpretado por Jonathan Majors.
5 – Agente Mobius
O Agente Mobius é um agente da TVA cujo nome completo é Mobius M. Mobius. É possível perceber um gosto pela Josta Cola, primeiro energético comercializada nos Estados Unidos (EUA), em 1995. O curioso é que a bebida deixou de existir em 1999.
6 – D.B. Cooper
A série mostra que Loki tem bagunçado com a história da humanidade por um tempo. No primeiro episódio, descobrimos que ele era realmente D.B. Cooper, pseudônimo de um notório sequestrador de avião conhecido nos EUA.
Em 1971, o criminoso assumiu o controle de um 747 entre Portland e Seattle e exigiu um resgate de US$ 200 mil. Em seguida, ele saltou do avião para nunca mais ser visto. Aliás, Cooper nunca foi identificado, e agora a Marvel usou isso para identificá-lo, boa sacada né?
7 – Flashbacks reveladores
Ele foi o responsável pela morte do agente da S.H.I.E.L.D Phil Coulson (Clark Gregg). No tour pela vida de Loki, há cenas de ‘Thor: O Mundo Sombrio’ (2013), na qual o personagem vê a morte de sua mãe, Friga (Rene Russo). O momento é responsável por moldar uma eventual virada do “Deus da Trapaça” para uma pessoa melhor, que foi praticamente o que vimos acontecer de novo, ou quase lá.
8 – Joias do Infinito
O TVA tem mais Joias do Infinito do que Thanos um dia imaginou ter, o que não significa muita coisa, já que os poderes são totalmente inúteis dentro da agência.
9 – Skrull
Capitã Marvel apresentou uma das raças alienígenas mais importantes das HQs da Marvel: Os Skrulls. Eles são seres verdes e capazes de mudar sua aparência para qualquer forma. E já sabemos que eles serão muito importantes no futuro, com a série Invasão Secreta.
10 – Guerra do Multiverso
Assim que Loki passa por uma revista completa, o Deus da Trapaça pode ver um vídeo especial da Agência de Variação Temporal, que é narrado pela Miss Minutes, um cartoon de um relógio. Esse vídeo contém várias informações importantes, como por exemplo a ideia de que, há muito tempo atrás, os universos do Multiverso estavam em guerra por superioridade.
“Há muito tempo, houve uma grande guerra multiversal. Incontáveis linhas do tempo únicas lutaram pela supremacia, quase resultando na destruição total de, bom, tudo. Mas aí, os oniscientes Guardiões do Tempo surgiram, trazendo a paz reorganizando o multiverso em uma única linha do tempo, a Linha do Tempo Sagrada.”
11 – Guardiões do Tempo
Os próprios agentes da TVA não parecem ter qualquer contato com eles. Nas HQS, eles foram criados por He Who Remains, o último diretor da agência, em resposta a um experimento fracassado que resultou em uma raça de monstro que ameaçou a existência do multiverso.