O sexto e último episódio da primeira temporada de Loki chegou hoje ao Disney+ e veio cheio de easter eggs e referências a produções anteriores do MCU e a quadrinhos da Marvel. Confira alguns em detalhes:
Abertura
A Marvel preparou algo especial para a cena de abertura final de Loki, sobrepondo o logo do estúdio a vários clipes de áudio de filmes anteriores do MCU – do “Wakanda forever!” de Pantera Negra ao “I could do this all day” de Capitão América. Mas não para por aí, porque a música que toca ao fundo nesse momento é “It’s Been a Long Long Time”, de Harry James e Helen Forrest – a mesma que o Capitão dança com Peggy Carter no final de Vingadores: Ultimato.
É possível ouvir até clipes de áudio de momentos reais da história: de Neil Armstrong e sua frase famosa ao pisar na Lua a discursos célebres de Nelson Mandela, Malala Yousafzai e Greta Thunberg.
Aquele que permanece
Pseudônimo adotado pelo (Jonathan Majors) que Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) encontram na Cidadela no Fim dos Tempos, a fortaleza que descobriram no final do episódio passado. Embora esta versão seja uma variante do vilão Kang, como descobrimos pouco depois, nas HQs o nome Aquele Que Permanece é de outro personagem.
Criado em 1976, ele apareceu nos quadrinhos de Thor como o último diretor da história da AVT, um alienígena que morava na cidadela do fim dos tempos!
O Conquistador
Pouco depois de encontrar Loki e Sylvie, Aquele Que Permanece admite que já recebeu muitos nomes em suas “milhões de vidas”. Um deles, diz o personagem, foi “Conquistador” – uma referência direta para os quadrinhos, onde o vilão é chamado de Kang, o Conquistador.
Origem não natural
Nos quadrinhos, Kang é Nathaniel Richards… um cientista do século 31 que descobre várias tecnologias de viagem no tempo e entre realidades e acaba se tornando o maior inimigo do Quarteto Fantástico e dos Vingadores.
Kang
Quando Loki vai avisar Mobius (Owen Wilson) sobre tudo o que aconteceu na Cidadela no Fim dos Tempos, ele simplesmente não faz ideia de quem seja aquele!
Quando o deus da trapaça olha para a estátua que, na sua versão da AVT, mostrava um dos Guardiões do Tempo, encontra na verdade uma o Kang.
Ravonna
Em uma das cenas do episódio a B-15 (Wunmi Mosaku) viaja até Freemont, Ohio (EUA), em 2018, para convencer alguns outros agentes da AVT da verdade sobre a organização. Então ela vai até a Escola Franklin D. Roosevelt para encontrar a versão verdadeira de Renslayer (Gugu Mbatha-Raw), uma professora de ensino médio. Nos primeiros episódios de Loki, várias cenas no escritório de Ravonna deram destaque a uma caneta que ela usava para assinar vários documentos. E voi lá!
Miss Minute
A Miss Minutos (Tara Strong) não é uma simples inteligência artificial para informação da TVA. No episódio vemos que ela pode viajar entre o tempo e tem contato direto com Kang, dessa forma ela também manipula os agentes da TVA.
Multiverso
Sylvie o mata Immortus e ele diz “vejo você em breve”. Com isso a linha do tempo se ramifica. Na TVA, o monitor emite um bipe mostrando várias linhas vermelhas. O Multiverso começou oficialmente no MCU. A sagrada linha do tempo, agora é controlada por Kang, o Conquistador.
Confira os Easter Eggs dos episódios anteriores: