Hoje estreia o primeiro filme sobre a história de São Jorge, conhecido mundialmente como Jorge da Capadócia. Dirigido e estrelado por Alexandre Machafer, o filme conta também com a participação de Cyria Coentro, Roberto Bomtempo, Ricardo Soares, Miriam Freeland, Augusto Garcia, Antônio Gonzalez, Roney Villela, Adriano Garib, Charles Paraventi, Milton Lacerda, Silvio Matos, Robson Maia, Miguel Mareli Lesqueves e Louise Clós. Isso mesmo, é brasileiro!!
“Jorge da Capadócia” narra a história do guerreiro Jorge, que em 303 D.C., após vencer mais uma grande batalha, é condecorado como capitão do exército. No entanto, ele se vê em uma situação delicada por ser cristão e ter sido ordenado pelo imperador Deocleciano a iniciar a última perseguição aos cristãos, visando erradicar a fé Cristã daqueles que não seguiam as crenças romanas.
MAS É BOM??
Alexandre Machafer interpreta brilhantemente o papel de Jorge, trazendo não apenas sua força, mas também emoção e o espírito de conversão ao cristianismo.
Criado por pais extremamente religiosos, Jorge se vê em uma situação delicada após perder sua esposa e seu filho durante o parto. Enfrentando um conflito pessoal de grande magnitude, Jorge é julgado e condenado à tortura por simplesmente defender sua fé.
OBRA BRASILEIRA
(Reprodução/Paris Filmes)
Ele consegue retratar de forma mais realista o contexto histórico através do bom roteiro, além de figurinos impecáveis e por ter sido gravado na região da atual Turquia, local onde Jorge viveu e enfrentou todos os seus desafios.
A retratação dos milagres realizados por Jorge também foi muito bem desenvolvida, transmitindo a emoção e a percepção do quanto ele era um enviado de Deus para salvar e libertar seu povo do sofrimento e perseguição.
LENDAS E ATUAÇÃO
(Reprodução/Paris Filmes)
Outro ponto de destaque é a questão das lendas nas quais o nome de Jorge está envolvido em diversas histórias. O filme se prendeu mais à realidade, mas não deixou de trazer, através de sonhos e lembranças, partes dessa lenda, como a de Jorge enfrentando um dragão, apresentada de forma muito convincente.
Roberto Bomtempo também se destaca em sua atuação como o imperador Deocleciano, trazendo à tona seu sentimento de raiva, desgosto e insatisfação com todos aqueles que iam contra as crenças romanas.
“Jorge da Capadócia” é um filme que vale a pena ser visto nos cinemas. Um misto de ação e emoção, é visualmente deslumbrante do início ao fim, deixando o espectador com o desejo de conhecer mais a história deste grande homem, que por seus méritos e milagres, tornou-se um dos maiores Santos da Igreja Católica.
Viva São Jorge! Viva Jorge da Capadócia!
Nota Final: 9.0