FIFA 23 | 5 curiosidades sobre o game, confira

Diogo Souza

22 de novembro de 2022

O futebol é o esporte favorito dos brasileiros. Tanto que pode ser jogado em qualquer lugar: escola, rua, praia ou um aberto que permita trocar passes com outros colegas. E durante a copa do mundo de futebol, o Brasil para pra acompanhar as partidas e torcer pelo nosso time. Este ano temos um diferencial: com o aumento de plataformas de apostas como a Midnite, aumentou também o número de pessoas apostando nas partidas e prováveis vencedores da copa do mundo.

E é por isso que o FIFA, criado em 1993 pela Electronic Arts, é um dos jogos mais conhecidos no país, colecionando fãs em todos os cantos do Brasil. E para estes, relacionamos cinco curiosidades sobre o jogo que simula uma partida de futebol em sua versão FIFA 23:

1 – Mais ligas e Futebol Feminino

O FIFA 23 traz de volta o estádio La Bombonera, do time argentino Boca Junior. Este é um dos estádios mais famosos da América Latina e que teve sua ausência sentida nas versões anteriores. Outro que retorna é o Allianz Stadium, do Juventus.

Além do La Bombonera e Allianz Stadium, o jogo possui a maior quantidade de estádios oficiais já vista, com um total de 105 estádios internacionais que incluem aqueles vistos nas principais competições. Dentre os novos estádios que chegam estão: Manchester City Academy Stadium (Manchester City Feminino), Philips Stadion (PSV), Europa-Park Stadion (Freiburg), El Sadar (Osasuna) e Banc of California Stadium (Los Angeles FC). Além, é claro, de receber o modo copa do mundo

E a novidade bem esperada é a chegada de jogos femininos com os clubes mais conhecidos do mundo como o Barclays FA Women’s Super League e o Division 1 Arkema, dentre outros.

2 – Os gráficos estão cada vez mais realísticos 

Imagem: reprodução EA Sports

O FIFA 23 vem com uma nova tecnologia, a Hypermotion, que permite gráficos e movimentos de maneira mais real, bem próxima ao que vemos. A tecnologia utiliza imagens reais para simular as criadas no jogo, utilizando-se da IA através do machine learning. O avanço nos gráficos permitiu também uma aprimoramento nos gestos e reações dos jogadores, chegando perto, de fato, das expressões reais dos atletas reais. 

Para maior realismo, o jogo traz mais efeitos de câmera e profundidade, o que simula um jogo visto através da tv. Destaque também para os replays que trazem uma realidade aumentada. Com isso o jogador poderá ter uma experiência mais imersiva.

Esse avanço esperado irá propiciar uma melhor imersão dos jogadores no jogo, e os movimentos cada vez menos artificiais, se formos comparar com outras versões anteriores. Mas há um porém: as máquinas também serão mais exigidas, já que a tecnologia requer consoles bem potentes e sistemas mais elaborados. Com isso, o jogo FIFA 23 só estará à disposição dos jogadores que utilizam computadores avançados ou Xbox Series X/S, PS4, Xbox One PlayStation 5.

3 – O FIFA 23 otimiza o jogo online com o Ultimate Team

O FIFA 23 possibilita a criação de seu time através do Ultimate Team. Com os ajustes, o jogador pode escolher a equipe e adquirir moedas do jogo com as recompensas. Para isto, deve completar requisitos e cumprir missões disponíveis. A oferta de compra facilita a vida de quem deseja pular algumas etapas e melhorar a equipe com itens que são vendidos. 

Desta maneira poderá disputar torneios nacionais e internacionais, além daqueles que são do próprio FIFA como o eWorld Cup Grand Final e o Playoffs. Outros torneios incluem o eChampions League, eNational Cup e eLibertadores. 

Com os gráficos mais elaborados, a simulação de jogos não chega a ser igual ao jogo normal, mas permite uma boa interação online nos torneios online. Uma boa notícia tanto para os jogadores profissionais como Landon Donovan quanto para os amadores, que jogam apenas por diversão. Agora a atenção vira-se para a questão da renovação da parceria entre a EA Sports e a FIFA, já que esta encerra-se depois desta versão.

4 – Presenças ilustres direto da Apple TV+ e Marvel

Imagem: reprodução EA Sports

O FIFA 23 traz para seu jogo Ted Lasso, da série transmitida pela Apple TV+. Lasso é um técnico de um time de futebol de um time pequeno que acaba sendo contratado para uma equipe de futebol inglesa e tem que lidar com sua falta de técnica e experiência. 

Agora, ele também estará no FIFA 23 com sua equipe AFC Richmond. Além dele, estarão presentes outros personagens como Jamie Tartt, Sam Obisaya, Dani Rojas, Roy Kent e Isaac McAdoo. Lasso poderá ser utilizado em alguns modos como jogo rápido, temporadas online, amistosos e modo carreira.

Outra novidade é o lançamento de cartas especiais Heróis do FUT, que traz desenhos feitos pelos ilustradores da Marvel. As artes poderão ser conferidas ainda nos uniformes e bolas.

5 – Último jogo com o nome FIFA

A Electronic Arts confirmou que haverá uma mudança de nome do jogo para EA Sports a partir do próximo lançamento. Será um marco histórico após 30 anos de existência. O motivo seriam os custos altos, já que a licença da FIFA possui cifras significativas para uma renovação.

Os jogos e campeonatos, no entanto continuarão a rodar da mesma maneira, bem como o formato dos campeonatos. Maiores detalhes sobre o assunto, no entanto, só serão revelados em 2023.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...