“Wolfpack – Unidade de Combate” (Meteler / The Wolf Pack – no título original) é uma produção turca de 2019, do gênero bélico. E essa obra é quase uma ode aos esforços de guerra desse esquadrão. Explicando a exaltação aos soldados turcos no início e final da trama.
Mas é bom?
O filme mostra claramente as conquistas do esquadrão turco conhecido como Meteler, especialmente, na batalha em que oito homens enfrentaram 83 terroristas, em 2018. Esse evento dura quase toda a segunda etapa de desenvolvimento do filme, que reage bem e consegue transmitir emoção em certo grau, que não chega a desagradar e nem agradar totalmente. O inimigo deles é o ISIS, grupo famoso, e sempre mencionados como “os terroristas”.
O elenco teve uma tarefa intensa e por vezes amarga, culpabilidade do roteiro que vai subindo e subindo, explicando até chegar a um lugar desconhecido para os espectadores. O protagonista (Gökhane Mumcu) é o chefe de Meteler, um grupo de nove militares muito bem treinados e com experiência em enfrentamentos contra indivíduos decididos, armados, porém inexperientes.
Voltando um pouco para a primeira parte, é possível ver o Meteler em seu trajeto por vilas com suspeitas de estarem ocupadas pelos terroristas. Enquanto isso são mostrado alguns flashbacks dispensáveis para a trama em geral – normalmente flashbacks são um recurso do roteiro de explicar eventos mais facilmente e sem precisar desenvolver muito. Coisa que nesse caso não se fazia necessário.
Assim como disse anteriormente, o filme tem uma grande finalidade política, quase como um recrutamento. É perceptível o lugar dos turcos como os “mocinhos do dia”, e os terroristas são vistos como o grupo do mal – não que eles sejam do bem, mas deixando claro apenas a divisão dos lados como foi. O diretor Burak Akyol fez o que esperado dele em seu primeiro longa solo e orgulhou os turcos patrióticos. Então se você gosta de filmes de guerra e ainda por cima os históricos – Wolfpack: Unidade de Combate se torna uma agradável experiência para você, caso esteja procurando filme de ação, é apenas dentro da média aceitável.
As considerações finais para nota tiveram maior peso no roteiro e atuação, isso por causa do uso despreparado do recurso de flashbacks e do elenco que tentou mas não conseguiu chegar onde era proposto – talvez por causa do roteiro, ou talvez não. Por outro lado a direção fez perfeitamente o que era esperada dela, ainda mais para um diretor iniciante – e isso aliado a bela trilha sonora totalmente original e patriótica deu o tom que seguiu firmemente até o final com o longa.
Nota Final: 6.5
Trailer e Sinopse
Esta é a história da luta da equipe conhecida como Wolfpack, que tem o Capitão Kürsad como o líder de oito soldados, contra terroristas. No 43º dia da operação para chegar a Kafr Cenneh, a equipe Wolfpack embarca em uma dura luta contra os terroristas da região e os moradores locais que os apoiam à custa de suas vidas.
Onde Assistir?
Esse filme foi assistido à convite da A2 Filmes