John escreve a biografia do homem mais rico do planeta, que deseja minerar terras sagradas para obter material atômico e guardar ainda mais números na conta. Mas, essa ganância encontrará um oponente à altura em breve. Mas é bom?
O longa começa apresentando uma trama que é e será complexa até o final. As paisagens dão uma vista mais limpa e natural da edição e montagem do filme – é aí entra um redator publicitário que enlouquece quando perde a esposa para outro homem. Em meio à tantas emoções e isolado, ele começa a escrever um livro inspirado pela tristeza e vazio. Entre seus devaneios ele fala bastante da proteção do território dos índios Najavo. Não tardamos então, a conhecer o Wes Tauros, o homem mais rico do mundo, porém solitário e ganancioso – que tem o desejo de explorar à terra dos Navajos. Uma parte dos índios é a favor dessa venda, mas uma outra não.
Dessa forma o roteiro começa a explorar outras vertentes não naturais que contrastam com as belezas mostradas inicialmente, como as sombrias histórias e lendas indígenas – aqui podem acontecer alguns momentos bizarros por causa da maneira que a montagem foi feita, tanto os efeitos visuais quanto à trilha sonora. Mas ainda é possível de ignorar por alguns segundos, a partir daí o filme vai se desenrolando sem freio quase como se estivéssemos vendo o diretor e roteirista Lech Majewskii escrever o script enquanto ele acontece bem na nossa frente.
Vale dos Deuses se desenrola lentamente – como é comum vermos em produções do tipo, e amarra as histórias de uma forma indecifrável de vez em quando. Contudo é bem hábil ao abusar sabiamente do visual esplêndido com paisagens de tirar o fôlego, e utilizar cenas totalmente fora de contexto para quebrar essa construção “normal”. Tornando-se uma aventura estranha e inovadora em certos aspectos.
Nota Final: 7.0
Trailer e sinopse
Esta trama contrasta abundância e pobreza por meio de três histórias separadas, apresentando um escritor de classe média (Josh Harnett), um trilionário excêntrico (John Malkovich) e uma comunidade Navajo em dificuldades. Após o divórcio, o escritor John Ecas realiza a biografia do homem mais rico do planeta, que está decidido a minerar terras sagradas para obter urânio. Quando o avanço moderno entra em conflito com guardiões há muito adormecidos de lendas antigas, mesmo a riqueza mais inimaginável pode em breve encontrar seu igual.