Crítica | Spencer (2022)

Diogo Souza

10 de fevereiro de 2022

Um conto que assombra e esconde um grito de liberdade sufocado pelas tradições.


Ao assistir ao filme, em vários momentos estamos presenciando uma alusão a vida das aves. Existem aves que alçam altos voos e outras que não conseguem realizar o mesmo feito. Imagine estar preso em uma gaiola tendo o potencial de voar alto. Se você consegue imaginar, logo consegue sentir também. Com atmosfera pesada e quase insuportável o filme consegue transferir de maneira elegante, porém uma elegância arrogante imutável e severa que sempre a rodeava, o sentimento que sempre perseguira Lady Diana, o desespero por liberdade e por amor.

No imaginário popular, nascer ou entrar por meio do casamento na família real, não limitando a família real britânica, mas quaisquer que seja ela, é como se fosse um sonho sendo realizado como vemos desde crianças nas telinhas da TV ou na grande tela do cinema. Esquecemos que a realeza da vida real é uma instituição com burocracias e tradições que luta para permanecer tão relevante quanto outrora foi e trava batalhas para conservar sua estrutura e sua história.

Entrar em uma instituição assim não é tarefa fácil para um espirito livre. É necessário abdicar de muitas coisas para se adequar ao estilo de vida real. Como o próprio filme relata em um determinado momento através de uma fala de um personagem:

“temos de ter duas versões de nós”. Quando ele diz isso, ela entende que não tem como ela ter uma única vida, ser feliz, verdadeira e completa.

Voltando a alusão das aves, uma ave que entra em foco no filme é o faisão. Uma ave que historicamente é objeto de caça. Ave bela de cores marcantes e que em sua simbologia carrega a força criativa. A vida será dirigida a partir das metas que deseja realizar. Além de ter a serenidade de saber definir o momento o qual vai ser o destaque e o momento em que a humildade será necessária.

Tem em seu significado espiritual a necessidade de ser fiel a si mesmo, pois mesmo que por determinado tempo demonstre um ar deslumbrante mesmo não se sentindo deslumbrante por dentro uma hora seu eu interior vai falar mais alto. Escolher o faisão para trazer uma representação no filme Spencer foi muito inteligente e bem colocada. Representa perfeitamente o espírito de Lady Diana.

Kristen Stewart está deslumbrante como a Lady Diana Spencer e, muito provavelmente, ganhará o Oscar 2022 de Melhor Atriz.

Nota Final: 10.0

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...