Crítica | Rua do Medo 1978 – Parte 2 (2021)

Diogo Souza

12 de setembro de 2021

Rua do Medo: 1978 – Parte 2 é a continuação direta à história que teve início em 1994 e, assim, sua trilogia começa a tomar forma. A história principal se desenrola junto aos flashbacks, recurso que normalmente se torna um lugar bem perigoso no cinema – mas que nesse caso serve como prelúdio para a maldição de Sarah Fier.

O filme começa com o clima nostálgico dos anos 70 e 80, é aí que a diretora Leigh Janiak aproveita para misturar o terror cult da época e a cultura pop. Halloween: A Noite do Terror foi, por muito tempo, o grande paradigma do terror slasher – dessa forma Rua do Medo: 1978 – Parte 2 pega emprestado justamente esse lado mais chulo junto ao clichê adolescente de “fazer o que quer para ver no que vai dar”. Surpreendendo bastante quando o filme vai encaixando as peças lentamente enquanto o assassino de Camp Nightwing vai aniquilando geral e ganhando a máscara de saco de estopa que vimos no primeiro longa. E assim os estereótipos já vão parando por aí após os espectadores testemunharem indiretamente crianças sendo abatidas.

Enquanto os filmes mais genéricos dos anos 1970 e 1980 permitiram sedimentar certos tipos como indícios de quem iria morrer primeiro, ajudando a perpetuar preconceitos e salvando sempre a mocinha virgem, os anos seguintes serviram para os roteiristas mostrarem como quebrar essa lógica seria importante. A parte mais Game of Thrones de 1978 é quando praticamente todos os encontros com os assassinos são fatais, deixando imprevisível saber quem sairia vivo e por quanto tempo.

Rua do Medo: 1978 – Parte 2 é um grande flashback, que traz uma nostalgia tipo Stranger Things (trazendo até os atores da série para o filme), marcando algumas características divertidas e de descoberta que há muito não se via no terror – porque todo mundo sabe exatamente o que e como vai acontecer. Dessa forma ele mantém e eleva o nível de qualidade do primeiro, mas será que o terceiro conseguirá manter ou subir esse nível?

Nota Final: 8.5

Shadyside, 1978. A escola entra em férias e as atividades do Acampamento Nightwing estão prestes a começar. Mas a diversão logo se transforma em pesadelo quando outro habitante da cidade embarca em uma jornada assassina.

A trilogia Rua do Medo já está disponível na Netflix.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...