Rua do Medo: 1666 – Parte 3 encerra a trilogia da Netflix inspirada na obra de R.L. Stine. Depois de homenagear o gênero slasher nos dois capítulos anteriores, a diretora Leigh Janiak agora explora o terror psicológico lembrando filmes como A Hora do Pesadelo e A Bruxa, de Robert Eggers.
Durante os dois primeiros longas vai sendo criado o terreno perfeito para encerrar o mistério envolvendo a maldição de Sarah Fier. Dessa forma o terceiro filme viaja para o passado no ano que leva o título. O longa mostra os dias finais da Sarah, culpada pelos moradores locais pela maldição que assola Shadyside. Começando exatamente onde o segundo parou, vemos Deena numa viagem até 1666 no corpo da garota – enxergando tudo que aconteceu com a dita “Bruxa”. O roteiro finalmente para de ter flashbacks, até porque não teria mais onde voltar como em Rua do Medo: 1978 – Parte 2, e finalmente entrega um desenvolvimento dos personagens conectando os pontos remanescentes.
A ambientação impressiona com as semelhanças de A Bruxa (2015) e a caracterização de época que coloca os personagens na Vila Union. A Parte 3 chega a ser mais explícita em diversas cenas, mas ao mesmo tempo faz isso dentro do contexto no qual o filme se passa. Talvez uma das mensagens importantes desse filme seja que alguns pensamentos e algumas suposições, mesmo em 1666, como o medo do diferente e da indiferença, poderiam ser armas muito mais perigosas do que monstros e demônios. Deena como Sarah Fier diz:
“Eu não tenho medo do diabo, eu tenho medo da população. Eu tenho medo de uma mãe que vai deixar sua filha ser enforcada”
A trilogia se encerra com mais um acerto da Netflix ao trazer de volta um gênero muito “clicherizado” e esquecido nos últimos tempos. A diretora soube exatamente como mesclar terror adolescente slasher com a obra literária que foi inspirado, e ainda deixa ganchos para possíveis continuações.
Nota Final: 8.0
A origem da maldição de Sarah Fier é finalmente revelada. O ciclo se completa em uma noite que muda a vida dos moradores de Shadyside para sempre.
A trilogia Rua do Medo está disponível na Netflix.