Crítica | O Ritual Maldito (2020)

Diogo Souza

3 de agosto de 2021

Atakan é uma pedra sangrenta, um bloco de granito gigantesco, no qual os pagãos sacrificaram humanos durante séculos. Então um grupo de estudantes decide ir aos subterrâneos de São Petersburgo para encontrar a lendário pedra amaldiçoada. Explorando os corredores escuros, eles percebem que não estão sozinhos neste lugar.

Mas é bom?

Por bastante tempo no universo do filme as pessoas acreditaram que não passava de uma lenda, porém não para Nora (Ksenia Plyusnina) por causa do seu avô, que afirmava ter encontrado tal objeto “sagrado”, dando-lhe um mapa até o sinistro altar. Ela, e um grupo de amigos, liderados por seu jovem professor Dmitry Mitin (Vladimir Kuznetsov) decidem por desbravar os caminhos até o objeto, no entanto, uma vez sob o poder deste só a morte pode triunfar. Será que é realmente uma boa ideia?

O longa foi gravado para ser um Found Footage, que é basicamente um filme gravado como se fosse uma filmagem caseira que foi encontrada, a exemplo de Bruxa de Blair (1999). Essa é uma técnica muito usada em filmes de terror, para baratear a produção e ter um tom mais realista – aumentando a credibilidade e o medo dos espectadores. Quando os amigos finalmente chegam no local logo percebem que nada é como imaginavam, e os amigos se veem encurralados e em grande perigo. Ritual Maldito tem todos as coisas que os clichês tem, como jovens inconsequentes e por vezes tapados, um mistério desacreditado, e forças assustadoras que não podem ser detidas ou podem de uma forma muito “fácil”. O longa não dá muitos sustos no espectador, mas tem um potencial muito forte de deixar impressionado, visto que suas cenas são bem cruas e realistas.

Mesmo com o baixo orçamento, a produção conseguiu se virar e criar uma ótima ambientação e iluminação, sendo esses os elementos responsáveis por praticamente toda a tensão. E os ambientes claustrofóbicos e labirínticos impressionam – um dos elementos técnicos de destaque e que merece atenção do público é a trilha sonora que por muitas vezes não parece ser notada e justamente por isso está fazendo um trabalho tão bom, ao se misturar com o resto.

Ritual Maldito passa longe de ser ruim, mas com certeza poderia ser bem melhor com um pouco mais de cuidado. Então se você gosta de terror e quer assistir uma produção russa que fuja de hollywood, é uma boa opção.

Nota Final: 7.5

Trailer e Sinopse

Atakan é uma pedra sangrenta, um bloco de granito gigantesco, no qual os pagãos sacrificaram humanos durante séculos. Um grupo de estudantes de história, liderado por um jovem professor, desce às catacumbas de São Petersburgo para encontrar a lendária pedra. A cada passo, a situação fica fora de controle. Apenas a morte os espera enquanto Atakan anseia por sangue fresco. Quem vai sobreviver?

Onde Assistir?

Ritual Maldito, já pode ser adquirido para aluguel e compra no NOWLookeVivo PlayGoogle PlayMicrosoft e iTunes nas versões dublada ou legendada (com áudio original).

Esse filme foi assistido à convite da A2 Filmes

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...