Crítica | O Estrangulador de Boston (2023)

Agnes Maciel

17 de março de 2023

Podemos dizer que muita coisa mudou em 60 anos quando juntamos a palavra gênero e trabalho, ainda que tenhamos muito a evoluir quanto humanos nesse quesito. O filme mostra do ponto de vista feminino, um caso que só pela sua existência já é pesado.

Em meio a uma sociedade machista e misógina de forma escancarada, Loretta McLaughlin (Keira Knightley), enfrenta diversas paredes invisíveis para realizar seu trabalho. Presa numa bolha no jornal onde trabalhava sendo alocada para falar sobre “estilo de vida”, ela se vê sufocada querendo levar sua carreira além daquilo que para ela parecia ser superficial.

Nisso, encontra uma oportunidade para alavancar sua carreira em um caso o qual ninguém estava dando importância. Para os homens que a cercavam aquilo não era conveniente, pois quanto mais ela escavasse essa história, mais nomes eram implicados e homens em posição de poder deveriam dar explicações a respeito do que para ela estava óbvio.

Naturalmente, numa sociedade machista, homens terminam colocando mulheres umas contra as outras para tentar lhes tirar o foco.

Em determinado ponto ela se vê acompanhada de uma colega de trabalho, Jean Cole (Carrie Coon), a qual tornou-se parceira de longa data após os acontecimentos que são relatados no filme e, de forma inesperada, vemos uma relação de sororidade. Uma mulher apoiando a outra, vivenciando as mesmas dificuldades, conciliando vida conjugal, trabalho e cuidar dos filhos.

Nesses contratempos, ela se vê obrigada a dar continuidade a investigação iniciada a sério, pois além dela, outras pessoas, mulheres poderiam ser impactadas caso ela não desse a devida importância e voltasse a ala do “estilo de vida”.

O filme retrata essa história de forma intensa, as vezes com detalhes gráficos que podem nos tirar o fôlego de observar a frieza com a qual um psicopata age ante suas vítimas.

Filme potente sobre luta por igualdade na sociedade e como essa luta direta e indiretamente afeta a vida de todos para melhor. Essa história, a qual realmente aconteceu, nos mostra que a igualdade de gênero deve existir em todos os lugares, em todas as idades e em todas as profissões.

Nesse momento, uma mulher pode estar salvando sua vida e você nem sabe disso.

 Nota Final: 9.0

O Estrangulador de Boston já está disponível exclusivamente na Star+.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...