“Missão de Sobrevivência” é um filme que consegue surpreender os espectadores ao apresentar muito mais do que aparenta ser inicialmente. Com uma premissa de agente da CIA preso em território hostil no Afeganistão, ele parece que vai ter um tom de ação genérica. Porém a narrativa já começa chamando atenção pelos elementos de ação e tensão presentes. E, ao longo do filme, o enredo se desenrola nunca permitindo que a trama se torne morna ou previsível.
Uma das grandes qualidades do filme é a forma como consegue misturar cenas de ação e exposição, com momentos emocionais que não quebram o clima. Aprofundando o protagonista!!
E além disso, mostra bem as questões geopolíticas do Oriente Médio de forma surpreendentemente interessante. Essa exploração acrescenta camadas de complexidade à história, levantando questionamentos sobre a política e a dinâmica regional.
Expondo bem, como muitas vezes o Ocidente olha para a região de forma equivocada!!
A atuação dos protagonistas traz autenticidade, já que em interpretações assim – é fácil cair na caricaturas desses personagens já abordados antes, de certa forma. O agente disfarçado (Gerard Butler) e seu tradutor são genuínos em suas interpretações, em meio ao ambiente hostil do Afeganistão em guerra.
Dessa forma, “Missão de Sobrevivência” é uma boa surpresa neste mês de Julho. Com uma abordagem inteligente das questões geopolíticas do Oriente Médio e a forma como desenvolve seus personagens e enredo..
Nota Final: 8.0
O filme foi assistido a convite da Diamond Films Brasil.