Crítica | Lightyear (2022)

Diogo Souza

15 de junho de 2022

Uma aventura de ação de ficção científica e a história de origem definitiva de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo em Toy Story (1995). Lightyear segue o lendário Patrulheiro Espacial depois que em um teste de voo da nave espacial faz com que ele vá para um planeta hostil e fique abandonado a 4,2 milhões de anos-luz da Terra ao lado de seu comandante e sua tripulação. Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e do tempo, ele descobre que já se passaram muitos anos desde seu teste de voo e que os descendentes de seus amigos, um grupo de recrutas ambiciosos, e seu charmoso gato companheiro robô, Sox. Para complicar as coisas e ameaçar a missão está a chegada de Zurg, uma presença alienígena imponente com um exército de robôs implacáveis e uma agenda misteriosa.

Lightyear é o filme pelo qual o Andy se apaixonou e comprou o boneco do Buzz lá em 1995. Mas é bom?

Existiam várias formas de se fazer esse filme, e por isso tantas especulações foram lançados antes dele chegar nos cinemas. Uma delas era de mostrar toda a jornada do Buzz enquanto se torna um astronauta confiante e heroico – mas com certeza, isso iria cair num lugar comum que já vimos antes.

Então acertadamente, trazem um longa agradável e divertido, menos audacioso do que poderia ser. Com um Buzz piloto de testes absurdamente confiante e talentoso. Dessa forma, era de se esperar que ele pensasse que o que estava acontecendo era sobre ele. “Lightyear” será o filme em que ele aprende a pensar e se importar com os outros, mas mesmo assim, ele se parece menos com uma história de origem.

Como de costume, a Disney acertou o tom mais uma vez nas suas animações e soube como fazer um spin-off de qualidade, já que a franquia principal estava sem ter para onde ir com o Andy crescido. Então, por que não apostar na nostalgia – acertando em cheio Lightyear traz reflexões e aliadas à uma trilha sonora épica.

Com uma história de origem que não precisa mostrar muitas “origens”, Lightyear consegue ser um aprendizado divertido e completamente cativante!!

Nota Final: 9.0

Este filme foi assistido à convite da Disney.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...