Crítica | Exorcista: O Devoto (2023)

Diogo Souza

12 de outubro de 2023

“Exorcista: O Devoto” é uma sequência do clássico de 1973, “O Exorcista”, que continua a história da misteriosa possessão demoníaca que aterrorizou uma menina de 12 anos e forçou sua mãe a buscar a ajuda de dois padres.

Nesta versão de 2023, Victor Fielding tem criado sua filha Angela sozinho desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti há 12 anos. Quando Angela e sua amiga Katherine desaparecem na floresta e retornam sem memória do que aconteceu com elas, uma série de eventos desencadeia uma busca por respostas e a necessidade de confrontar o mal.

Mas é bom??

O filme, embora curto, não é completamente dispensável como algumas críticas liberadas e primeiras impressões sugeriam. Porém, ele tem suas limitações que podem prejudicar a experiência do espectador, especialmente aqueles que não estão familiarizados com a franquia.

Como a decisão de assumir que o público já está familiarizado com o original de 1973 e, portanto, não apresenta a mitologia ou se aprofundar melhor na temática da história, que facilmente teria enriquecido a narrativa.

Filmes do gênero precisam de acontecimentos chocantes, principalmente de primeira olhada, o longa aqui perdeu uma oportunidade bem início, que já poderia setar dali como seria o clima e criar a tensão com poucos elementos, mas que serviriam ao propósito. 

A sequência inicial envolvendo a mãe e o bebê parece deslocada, isso porque depois de mostrar os acontecimentos no Haiti ele vai continuando normalmente por mais 15 ou 20 minutos, que parecem outra obra de drama ou comédia. Não tem como saber justamente porque o tom não foi ajustado logo nesse começo, confundindo a cabeça do espectador com o sentimento que ele deve expressar a cada momento!

Contudo, passada essa calmaria inicial – ele logo começa a mostrar para o que veio e vai engrenando e aumentando a tensão até perto do final quando temos o “payoff” concretizado..

No final, “Exorcista: O Devoto” apresenta participações especiais interessantes e consegue entreter, especialmente aqueles que são menos exigentes e fecham os olhos medo de filmes de terror, ele sim vai conseguir te assustar.

O filme deixa pontas soltas no final, sugerindo a possibilidade de futuras sequências, caso seja bem-sucedido nas bilheterias. Porque POTENCIAL e HISTÓRIA para contar tem de sobra!!

Nota Final: 6.5

Esse filme foi assistido à convite da Universal Pictures.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...