Crítica | Elvis (2022)

Diogo Souza

12 de julho de 2022

Desde sua ascensão ao estrelato, o ícone do rock Elvis Presley mantém um relacionamento complicado com seu enigmático empresário, Tom Parker, por mais de 20 anos.

Mas o filme consegue passar tudo isso??

Nesse longa de Baz Luhrmann, é contado o surgimento do grande Rei do rock. Crescido em Memphis, Elvis desde a infância, mostrou ter a música no sangue. O filme é narrado pelo Coronel Parker (Tom Hanks), e vai mostrando toda a trajetória dele. O empresário era um dono de um Circo que estava em busca da grandeza e à procura da sua nova grande estrela, que após encontrar o Elvis, o torna seu aprendiz!!

Durante o filme, Elvis demonstra respeitar bastante suas raízes e suas referências no Blues, o que lhe acarretou em um grande desconforto na sociedade branca, já que na época existiam muitos movimentos segregacionistas e preconceituosos acontecendo livremente. Tornando-se uma das maiores batalhas da sua carreira, popularizando músicas antes – só de pessoas negras para pessoas negras, para músicas adoradas por todas as pessoas independente de cor, raça ou etnia.

Dessa forma, a trilha sonora casa bem com a cenografia do filme, todos os figurinos e o ambiente realmente indicavam que os personagens e o espectador estavam dentro dos anos 50. Sempre com ênfase no sofrimento do Elvis pela sua dança – que supostamente incitava o público de maneira indecente pelos movimentos e roupas “exóticas” , já que como um branco que se vestia como um negro era uma afronta tremenda para os Deputados e ricos da época.

O longa também aborda sua guerra interna de êxtase do palco e a ausência dele. Mostra como ele se sentia único e incrível durante todas as suas apresentações, mas fora dela, sentia-se vazio de sentimento enquanto possuía tudo que queria ,como dinheiro, sua casa, o seu cadillac, esposa e filha e até mesmo um avião, não conseguiam lhe proporcionar aquela emoção e isso lhe causou um grande problema com as drogas.

A atuação do Austin Butler, conseguiu impressionar, mostrando todos os jeitos do Elvis com sua dança revolucionária e seus olhares penetrantes, tudo que o Rei sempre nos deu quando estava vivo, e que marcam até hoje.

Elvis é um filme que conta a história do “Rei do rock and roll“ e tudo que ele fez na humanidade como um dos maiores artistas de todos os tempos, conseguindo feitos que jamais serão alcançados. Com atuações boas, juntamente a uma trilha incrível e uma cenografia impecável, O rei com certeza ficaria muito orgulhoso de como sua história foi retratada nesse longa.

Nota Final: 9.0

Este filme foi assistido à convite da Warner Bros.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...