Crítica | Barbie (2023)

Diogo Souza

19 de julho de 2023

Viver na Barbielândia é ser perfeito e estar no lugar perfeito. A menos que você entre em uma crise existencial total. Ou que você seja um Ken.

Dirigido pela roteirista e cineasta indicada ao Oscar, Greta Gerwig (“Adoráveis Mulheres”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), Barbie é estrelado pelos atores indicados ao Oscar, Margot Robbie (“O Escândalo”, “Eu, Tonya”) e Ryan Gosling (“La La Land – Cantando Estações”!!

Mas é bom??

“Barbie” é um filme surpreendentemente corajoso que lança uma crítica sobre a falsa inclusão, explorando questões profundas e dores reais dentro de um mundo irreal. O humor pesado adiciona uma camada de sarcasmo bem apimentada!

Ele é repleto de referências a lançamentos bem-sucedidos da Mattel, o que certamente despertará nostalgia em muitos espectadores. Com certeza emocionando muitos com lembranças afetivas.

Outro aspecto interessante do filme é que muitos personagens parecem extremamente irreais, quase caricatos. No entanto, como essa abordagem é assumidamente exagerada, se sobressai uma crítica social poderosa.

E embora o longa falhe em definir claramente o conceito de realidade, alternando entre retratar Barbieland como uma imaginação e/ou um mundo paralelo, essa ambiguidade acaba adiciona uma dose de mistério?

Será que isso seria para representar a própria dissociação do nosso mundo?

As atuações em “Barbie” são espetaculares, especialmente as dos protagonistas. Margot Robbie mais uma vez mostra seu potencial como atriz, transmitindo todas as nuances exigidas. Sua performance permite uma conexão especial com ela!!

É evidente o cuidado e a dedicação investidos nesse projeto. A equipe por trás do filme demonstrou um compromisso em entregar uma experiência de qualidade, tanto em termos de narrativa quanto de produção. Cada detalhe foi considerado.

Certamente encontrará seu lugar nas temporadas de premiações, incluindo o Oscar. Sua coragem ao abordar questões importantes, suas atuações poderosas e uma crítica social que dá aula de subversão!

Nota final: 9.0

Este filme foi assistido à convite da Warner Bros. Pictures.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...