Cinebiografia de Bob Marley é confusa e indecisa

Diogo Souza

14 de fevereiro de 2024

Bob Marley: One Love é um filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Robert Nesta Marley OM, mais conhecido como Bob Marley, grande ícone do reggae.

O filme relembra os importantes feitos do cantor para seu país, assim como as dificuldades que sua família e conhecidos passaram. Bob Marley (Kingsley Ben-Adir) ficou conhecido por sua pregação pela paz, do amor e da fé rastafari. Com o reggae, ultrapassou fronteiras e o sucesso foi imenso.

Mas mesmo famoso, a violência em seu país era uma realidade e chega até Marley e sua esposa (Lashana Lynch). Após um atentado, eles saem do país, mas no ano seguinte o cantor icônico decide voltar, pelo povo, para a Jamaica.

Mas é bom?

Pressa para a inspiração?

O que mais incomoda nesse novo filme talvez seja entender a forma como as coisas foram trabalhadas, parecem sem inspiração por parte dos idealizadores e principalmente o diretor. Nem parece o mesmo que dirigiu o premiado King Richard com o Will Smith!!

O roteiro é uma das partes mais problemáticas, mesmo em um curto espaço de tempo, já que mostra a história entre os anos de 1976 a 1978 – hora mostra um local cheio de seguranças para indicar o perigo constante que o Bob vivia. Mas no momento do atentado não tem ninguém?

Depois vai mostrando alguns detalhes e gostos da vida do cantor, como ele sempre trabalha com o ativismo em todas os aspectos. Porém sempre passados rapidamente, quase como se houvesse um medo de se aprofundar em um deles – ou mais de um!!

E não se engane ao achar que os ativismos mostrados no filme são os que Bob defendia, não vai aparecer muita coisa sobre os Rastafári ou até mesmo o reggae… Tudo que precisa ser explicado brevemente é mostrado em Flashbacks e diálogos completamente comuns.

A dedicação até ajuda

Apesar do roteiro, o Kingsley Ben-Adir se compromete para valer em como incorporar o cantor. Mas por causa das escolhas de composição de câmeras e das inserções de música fora de hora parece mais uma caricatura exagerada do personagem – tanto é que quando rolam os créditos e aparecem fotos reais do Bob, entende-se como aquilo não tem nada a se relacionar, sabe quando passam as fotos no final e pensamos:

“Nossa, é igualzinho ao ator!!”

Então. Isso não acontece…

Contudo, para aqueles que desejam conhecer um pouco mais – ou não entendem muito bem quem foi o Bob Marley de verdade. Esse filme é uma boa oportunidade para perceber a importância dele no mundo da música e política. De como a cultura sempre pode influenciar guerras inclusive e da força que ele representou numa época que ninguém falava sobre isso.

E confesso que algumas cenas empolgaram bastante apesar dos pesares!!

Nota Final: 6.0

Este filme foi assistido à convite da Paramount.

_____________

Compartilhe:

Tags:

Veja mais...