Nas últimas décadas, Hollywood tem oscilado entre diferentes tendências e expectativas do público. Recentemente, parece haver um movimento de retorno à sensualidade e à inclusão de cenas de sexo e nudez, contrastando com agendas mais conservadoras que dominaram certos estúdios, especialmente a Disney.
Como mostra o novo “BAD BOYS: ATÉ O FIM“, um filme que abraça essa nova onda, e desafia normas sociais com cenas que alguns podem considerar politicamente constrangedoras. Com piadas de temas sensíveis, desde sexo até racismo, algo que certamente gera discussões atualmente…
Ação desenfreada e humor ácido
Ele simplesmente mistura ação intensa com um humor ácido e muitas vezes controverso. As cenas de ação são frenéticas e bem coreografadas. No entanto, são as interações entre os personagens, que realmente se destacam, somando aquela nostalgia da franquia.
Identificação e Amizade
Apesar do conteúdo mais certeiro, traz de volta aqueles longas com propósito de trazer uma mensagem – como a da amizade entre os protagonistas e cria momentos em que o público pode se identificar com suas lutas e vitórias.
Contraponto às agendas atuais
Esse ressurgimento da sensualidade e das cenas ousadas vai contra a corrente de produções com menos violência gráfica, menos cenas de nudez e sexo, e uma abordagem mais familiar têm sido a marca registrada da gigante do entretenimento.
Só que, o sucesso de produções que adotam uma abordagem mais liberal pode indicar uma mudança nos gostos e expectativas do público. Assim como foi com “Top Gun Maverick” em 2022
A questão que fica é: até que ponto o público está disposto a aceitar e apoiar filmes que desafiam limites e tabus?
A resposta até agora está sendo positiva e com certeza deve moldar o futuro das produções cinematográficas nos próximos anos.
Já que até a Disney decidiu apostar num filme +18. Que saberemos o teor em Julho deste ano.
Texto de Rodrigo Ferraz