Criador de Assassin’s Creed, Patrice Desilets disse em entrevista que lamenta a direção que a franquia tenha tomado nos últimos anos, mudando para uma experiência RPG. O diretor afirmou que tinha algo especial no conceito original, mais focado no stealth.
“É difícil fazer um jogo de furtividade. É difícil fazer você acreditar nisso. É difícil renderizar uma multidão (dentro do jogo) e garantir que os jogadores entendam que estão escondidos. AAA é muito sobre precisão, nos modelos de personagens e na renderização da multidão.”
”Mas eu ainda acho interessante. Era único e diferente, e não era fácil de fazer. Talvez isso tenha sido abandonado por algo mais moderno. Você disse AAA, e AAA, é dinheiro, cara. Custa muito para fazer, então você precisa ter certeza que muitas pessoas vão gostar. É por isso que as pessoas dizem: ‘Vamos fazer um hack and slash, e os NPCs estarão lá, mas eles não serão a parte principal da experiência.’ É uma pena. Nós tínhamos alguma coisa.”
O jogo mais recente é o Assassin’s Creed Valhalla, confira o trailer: