Akira Toriyama, criador de séries como “Dragon Ball” e “Dr. Slump”, falecido no dia 1 de março deste ano com tumor cerebral, teve detalhes de sua saúde revelados pelo seu segundo assistente, Takashi Matsuyama, numa entrevista ao Chunichi Shimbun. Confira a matéria abaixo:
Takashi Matsuyama-san (66), um ilustrador da cidade de Seki, na província de Gifu (foto), que atuou como assistente em Dragon Ball, continuou mantendo relações próximas como amigo [do criador], mesmo após o término da serialização. “Sua determinação em nunca desistir era impressionante”, disse ele.
Takashi Matsuyama-san, que é um especialista na criação de figuras militares, foi contratado repentinamente por Toriyama-san, que compartilhava do mesmo hobby. No dia seguinte, ele deixou seu emprego em uma agência de design e se mudou para uma casa próxima de onde Toriyama-san trabalhava.
Eles iam para o estúdio no final da tarde e voltavam para casa na manhã seguinte. Eles ouviam programas de rádio gravados, enquanto trabalhavam juntos, rindo. Nos momentos de folga, eles relaxavam jogando videogame. Foi nesse ambiente descontraído e acolhedor que histórias cheias de sonhos e aventuras foram criadas.
Embora Toriyama-san nunca agisse como se fosse superior, ele também não era de fazer concessões. Quando se tratava de suas criações, ele batia de frente com seus editores rigorosos. Encarava sua mesa com orgulho. Eu respeitava seu profissionalismo e ficava inspirado. “Desde criança, desenhei tudo o que queria, como animais de estimação”, dizia ele. “Sentia uma grandeza nas palavras de Toriyama-san”.
No outono passado, Matsuyama-san se casou novamente. Ele pediu a Toriyama-san para ser seu padrinho e ele imediatamente aceitou. Nessa ocasião, ele foi informado que faria uma cirurgia de tumor cerebral no Ano Novo. “Como não é profundo, não será tão difícil”, disse ele. Ele parecia calmo, mas lembro-me dele reclamando que estava tendo dificuldades para parar de fumar e dizendo: “Eu realmente quero fumar”.
Devido à promessa de visitá-lo após sua alta do hospital, a notícia repentina de seu falecimento foi um choque. “Trabalhar com Toriyama-san foi a realização de um sonho. Agora, percebo novamente o quanto fui capaz de fazer coisas incríveis. Aprendi muito, em todos os aspectos”.