O streaming Max, que reúne o catálogo da HBO Max e outros conteúdos, anunciou um aumento no valor de suas assinaturas. Essa notícia, embora esperada por muitos, gerou debates sobre o futuro dos serviços de streaming e o impacto nos bolsos dos consumidores.
O aviso do aumento no valor das assinaturas já começou a chegar nos e-mails dos assinantes e passará a vigorar a partir do dia 23 de agosto, de acordo com a data da assinatura. O valor do plano promocional vitalício passará de R$ 17,45 para R$ 19,95, um aumento de R$ 2,50.
Quando a Max chegou ao Brasil em 2021, lançou o plano vitalício (os assinantes pagariam metade do preço, só havendo alteração se cancelassem a assinatura). O desconto para os vitalícios permanecem, mas como vai haver o aumento da assinatura, os assinantes desta categoria pagarão 50% do valor que vai ser reajustado.
Veja os planos disponíveis:
- Básico com Anúncios: anúncios, até 2 telas simultâneas, resolução Full HD (R$18,90 mensais ou R$226,80 anuais).
- Standard: até 2 telas simultâneas, resolução Full HD, 30 downloads (R$29,90 mensais ou R$358,80 anuais).
- Platinum: até 4 telas simultâneas, resolução Full HD ou 4K, Áudio Dolby Atmos e suporte para 100 downloads (R$39,90 mensais ou R$478,80 anuais).
Existem diversos fatores que podem ter contribuído para esse reajuste:
- Investimento em Conteúdo: A produção de séries e filmes de alta qualidade exige um investimento considerável. Para continuar oferecendo um catálogo atrativo, as plataformas de streaming precisam aumentar seus gastos.
- Inflação e Custos Operacionais: A inflação e o aumento dos custos operacionais, como servidores e banda larga, também pressionam os reajustes de seus preços.
- Concorrência: A disputa por assinantes é acirrada, e as plataformas precisam oferecer diferenciais para atrair e reter os usuários. Um aumento de preço pode ser uma forma de garantir a sustentabilidade do negócio.