A Pixar Animation Studios, um dos estúdios de animação mais renomados do mundo, anunciou na última terça-feira (21), a demissão de 14% de seus funcionários, o que representa aproximadamente 175 pessoas.
Esta medida faz parte de uma reestruturação mais ampla da Disney, empresa controladora da Pixar, sob a liderança do CEO Bob Iger, com o objetivo de reduzir custos e focar na qualidade em vez da quantidade de produções.
A reestruturação da Pixar está voltada mais para lançamentos cinematográficos em vez de conteúdo para streaming. Nos últimos anos, a empresa sofreu com algumas de suas produções recentes, como “Lightyear“, que não tiveram o desempenho esperado nas bilheterias.
A mudança de estratégia busca recuperar o prestígio que a Pixar sempre teve com suas animações aclamadas, antes voltada para um grande número de lançamentos. Agora pretende focar em menos projetos, mas com maior qualidade, incluindo futuras animações como “Elio” (2025) e “Toy Story 5“.
A nova estratégia já começou a dar resultados positivos segundo a divisão de entretenimentos da Disney (Disney+ e Hulu), que começaram a apresentar lucro operacional.
Mesmo com a reestruturação limitando futuras produções, a Pixar tem um projeto para lançamento ainda este ano de uma série original de animação chamada “Win or Lose”, que vai explorar as aventuras de um time misto de softball.