Faleceu no último sábado (6) dormindo em seu apartamento, aos 91 anos, Ziraldo (Ziraldo Alves Pinto). A informação foi confirmada pela sua família.
Ziraldo ficou é mais conhecido por suas contribuições para a literatura infantil, especialmente por criar o personagem “O Menino Maluquinho“, em uma série de livros e quadrinhos que contava as aventuras de um garoto travesso chamado Maluquinho, que foi adaptado para um filme em 1995, além de programas de TV e produções teatrais. A série de livros vendeu mais de 4,1 milhões de exemplares.
Ziraldo também escreveu e ilustrou inúmeros outros livros infantis, teve diversas iniciativas artísticas, e atuou como cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista.
As contribuições de Ziraldo para a literatura e a arte lhe renderam inúmeros prêmios e honrarias ao longo de sua carreira, consolidando seu legado como uma das figuras culturais mais amadas e influentes do Brasil.
Prêmios
- 1969 – Nobel Internacional do Humor
- 1969 – Prêmio Merghantealler
- 1980 – Prêmio Jabuti de Literatura
- 2004 – Premio Andersen – Il mondo dell’infanzia
- 2005 – Ordem do Mérito Cultural
- 2008 – Prêmio Ibero-Americano de Humor Gráfico
- 2012 – Prêmio Jabuti de Literatura