O filme dirigido por Mstyslav Chernov, chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 07 de março. E está indicado ao Oscar deste ano na Categoria de melhor documentário em longa-metragem, a produção acompanha um grupo de jornalistas ucranianos que registram de perto a invasão da Rússia na cidade de Mariupol. Retratando a luta diária pela sobrevivência dos civis residentes, enquanto um grupo de jornalistas correspondentes da The Associated Press, vivem de fato a rotina e os desafios enfrentados desde o início da guerra.
Mostrando toda a dor das pessoas ao perderem suas casas e seus familiares, a morte prematura de algum de bebês, jovens, adultos e idosos. Tudo capturado em diversos momentos.
Mas é bom?
UMA GUERRA PARA CADA UM
Reprodução: Synapse Distribution
Esse é um documentário que não hesita em mergulhar no caos e na coragem humana em meio a um dos conflitos mais devastadores da história recente. O documentário nos leva para as linhas de frente do sofrimento humano, acompanhando de perto soldados, policiais, bombeiros e médicos em sua luta diária para salvar vidas. Através dos olhos dos jornalistas, testemunhamos a escassez de água e recursos, o medo constante e os perigos que se escondem em cada esquina, transportando o espectador para o coração da tragédia, como se estivesse lá, vivenciando cada momento de desespero e coragem.
A equipe de correspondentes, camuflada na cidade sitiada, documenta a morte omnipresente nas ruas e nos abrigos improvisados. Em um dos hospitais que visitam, somos confrontados com a dura realidade de inúmeras vidas se esvaindo, enquanto médicos lutam para salvá-las com recursos mínimos. Este retrato cru da realidade não é apenas uma demonstração de jornalismo destemido, mas também uma janela para a alma humana em tempos de guerra.
CORAGEM ADVERSA
Reprodução: Synapse Distribution
A grandeza deste filme reside em sua capacidade de trazer à tona a coragem e o realismo com que aborda cada detalhe desta crise, apesar dos perigos e adversidades. Ele nos envolve completamente, permitindo que sintamos a emoção, a dor e a tragédia de uma maneira profundamente pessoal. O documentário não apenas relata os eventos dos 20 dias em que a equipe ficou presa em Mariupol, mas também nos faz testemunhar o início da invasão russa e o subsequente domínio sobre a região, detalhando cada aspecto com uma precisão que só pode ser alcançada por aqueles que viveram os eventos.
A indicação ao Oscar não surpreende, dada a meticulosa atenção aos detalhes e a humanidade com que o filme foi produzido. “20 Dias em Mariupol” se destaca como um dos documentários mais impactantes e emocionalmente envolventes que já vi, uma verdadeira obra-prima que não apenas documenta um evento histórico, mas também celebra o espírito humano em face à adversidade. Sem dúvida, é uma das melhores produções do gênero documental longa-metragem.
Nota Final: 10.0
TRAILER